top of page
  • Carlos Rio

Cristas, penachos e outros penteados!

Muitas aves apresentam alguns "penteados" fantásticos! Uns servem para chamar a atenção de um parceiro, outros mostram quanto estão zangadas, outros quanto estão alerta, outros é só o resultado de um banho ou do vento forte...

Seja como for, que ficam muito engraçadas lá isso ficam!


A Garça-nocturna (Nycticorax nycticorax), como já era final do dia talvez estivesse preparada para sair. Por vezes sofistica um pouco mais e enrola os penachos!



Este penacho da Garça-real (Ardea cinerea) é mais visível quando sopra um ventinho! Confere-lhe ainda mais elegância, não há dúvida.



Ainda na secção dos penachos temos o Colhereiro (Platalea leucorodia) que apresenta uma versão multi penacho (ainda vou acabar como consultor de alguma cabeleireira).



O Gaio (Garrulus glandarius) e o Estorninho-preto (Sturnus unicolor) usam penteados mais à base do gel! Tomam um banho e "bota gel"!




A Poupa (Upupa epops) é das aves da nossa avifauna uma das que apresenta um dos penteados mais procurados pelos fotógrafos. Quando está mais descontraída baixa a crista, mas quando está alerta ou quer impressionar, aí sim: a Poupa levanta a poupa! Neste caso queria impressionar a fêmea que estava no ninho!



Os mais pequeninos, de vez em quando, também gostam de dar nas vistas e lá vão levantando as cristas!

O primeiro é o Pica-pau-galego (Dendrocopos minor). É um Pica-pau pequenino mas que gosta de arrebitar a crista de vez em quando, sobretudo quando é incomodado.


Este já vem com a crista levantada! É o Chapim-de-poupa (Lophophanes cristatus) e usa um penteado que se parece com o chapéu do "Robin dos Bosques".


O Chapim-azul (Cyanistes caeruleus) quando se enerva... pois é!



O Guarda-rios (Alcedo atthis), como tem umas cores exuberantes, não precisa de penteados estranhos para dar nas vistas! O vento trata de a despentear e, pela cara, não parece que esta senhora tenha ficado satisfeita.



Para terminar esta mostra de penteados, vamos ver o pessoal da pesada!

Quer dizer, por acaso o primeiro até é a ave mais pequena da Europa...

A Estrelinha-real (Regulus ignicapilla) introduz a moda Punk. Crista bem pintada de amarelo forte ou cor-de-laranja vivo.


Passamos então, esta sim da pesada em todos os sentidos, ao penteado mais virado para o "Death metal"!

O penteado do Grifo (Gyps fulvus)!

É melhor ficarmos por aqui!

bottom of page