top of page
  • Carlos Rio

Apenas natureza...


Quando se anda há muitos anos a fotografar o mundo natural, depois de percorrer praticamente todo o país, começa-se a pensar que já conhecemos tudo. Puro engano!

Eu que pensava que conhecia mais ou menos bem algumas partes do Parque Nacional da Peneda-Gerês, cada vez que tenho a oportunidade da percorrer a zona de Castro Laboreiro em particular, guiado pelo conhecimento extraordinário da Sónia Nogueira e do António Candeias, mais certezas tenho que, afinal, não conheço nada! Para além da simpatia com que que nos acolhem na sua casa, na sua guest house, dos pequenos almoços fantásticos com a manteiga e queijo fresco de tomilho feitos pela Sónia, de todos aqueles produtos naturais da região, do pão às compotas, daqueles licores maravilhosos feitos lá em casa, ou daquele arroz de cogumelos com que os anfitriões nos podem surpreender convidando a subir à sua casa particular e provar alguns petiscos, têm um conhecimento da região e das pessoas que os transformam em enciclopédias sobre a região! Por isso um passeio com o António e com a Sónia transformam-se numa viagem no tempo e no paraíso na terra.

Passar uns dias na Guest House da Sónia e do António é uma experiência, garanto-vos, única, maravilhosa e inesquecível! Daquelas que juramos voltar a repetir.


O António levou-nos a conhecer vales e ribeiros, rios e montanhas, na sua grande maioria em território Castrejo. Paisagens de cortar a respiração, vales encantados, aldeias entaladas entre montanhas que nos fazem questionar, habituados que estamos a ter tudo à mão, como se pode viver naqueles sítios sem rede de telefone, sem estradas alcatroadas, até há bem pouco tempo sem electricidade, bosques de contos de fadas, gentes fantásticas! É um privilégio conhecer estes lugares e ouvir as explicações e as histórias que o António nos vai contando. Histórias de sobrevivência, do contrabando, das inverneiras... Histórias que o povo, porque conhecem bem o António e a Sónia, lhes confiam, lhes contam e partilham e eles transmitem a quem os visita com um amor ao povo e à região como se de Castro Laboreiro fossem naturais.











Just & Natur merece a vossa visita! Acreditem...



bottom of page